" O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas e criativas" . ( Jean Piaget)
Como a escola pode transformar a realidade em que está inserida?
Segundo Paulo Freire, educar é promover a capacidade de ler
a realidade e de agir para transformar o sentido a vida cotidiana. Para isso, a
educação não pode ignorar o contexto do educando, nem o conhecimento pode ser
construído negando o saber dos alunos. Daí a importância da leitura do mundo. O
diálogo
é condição para o conhecimento. O ato de conhecer se dá em um processo social,
e é o diálogo o mediador desse processo. Construir princípios de convivência
é construir condições para a formação da cidadania. Os princípios de
convivência devem levar em conta que o lugar e o tempo de aprender não se separa do lugar e do
tempo de ensinar. Onde e quando se aprende também se ensina. Os círculos de
cultura trazem a prática de cada um, a sua vivência, a sua história, os saberes
dos educandos permitem a reflexão sobre eles a ampliação do conhecimento. O
papel do educador é dar sentido a essa construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário