Atuações do
Supervisor Escolar
A escola,
atualmente, é vista como um espaço de aprendizagem não apenas de saberes e conteúdos
regidos por programas curriculares, que são transmitidos para os alunos, mas também
visa à preparação do aluno como cidadão de direitos e deveres, como ser
capacitado para questionar a realidade da qual faz parte.
O supervisor
escolar tem a função de orientar os professores, buscando desafiá-los,
questioná-los e motivá-los, promovendo o desejo dos mesmos em engajarem-se na
prática docente. É responsável por dar apoio e suporte bem como desenvolver uma
parceria com os docentes, sendo também capacitado a orientador o trabalho pedagógico
desenvolvido pelos docentes da escola.
Para Medina
(1997), “o trabalho do supervisor,
centrado na ação do professor não pode ser confundido como assessoria ou
consultoria, por ser um trabalho que requer envolvimento e comprometimento”.
Pode-se perceber que o supervisor escolar é responsável pela orientação do trabalho
do professor, tendo como objeto de trabalho o resultado da produção do professor,
que é a aprendizagem do aluno (Figura 1).
Cabe ao supervisor, à integração entre todos os segmentos da comunidade
escolar, sendo responsável pela interação entre a teoria e a prática.
Segundo Vasconcellos
(2006, p.86) “ser supervisor não é fiscal
de professor”. Isso revela que o supervisor não é mais visto como profissional
que controla e avalia o trabalho do professor, mas é um profissional que
interage com o docente, visando à construção conjunta de uma prática que
promova a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim, é
problematizador da prática docente, trazendo contribuições para o trabalho do
professor ao possibilitar que o professor assuma novas posturas e adquira novos
pensamentos.
Segundo Kimball
Wiles (1997, p.22), “Os supervisores são mediadores.
Ajudam a estabelecer a comunicação”. É um profissional que busca a
participação de todos nos momentos de planejamento e decisões, que promove oportunidades
de diálogo e expressão de ideias, opiniões e vivências. É um profissional apto
e capacitado para buscar soluções para o desafio da prática docente diária, os
desafios enfrentados pela escola.
Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA,
Elizabete Gaspar de. A função do pedagogo
como supervisor escolar.
Disponível em: http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-46.pdf
LACERDA, Emily Pereira; LIMA, Walderlene Sousa. SUPERVISÃO ESCOLAR: perspectivas de ação face ao processo de avaliação
da aprendizagem.
Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/supervisao-escolar/49292/.
Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19026/o-papel-do-supervisor-escolar
Aluna: Kelen Torres de Sousa
Matrícula: 10212080120
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