domingo, 28 de abril de 2013

Orientador Educacional

"Se em todas as escolas houvesse  uma participação ativa desses profissionais com toda a certeza, atualmente haveriam jovens mais decididos em suas escolhas profissionais. Hoje encontramos muitos jovens perdidos, sem saber qual rumo tomar quando decidem prestar um vestibular, jovens que não sabem identificar em quais áreas eles atuam melhor. Essa é uma profissão que deve ser bem valorizada. Parabéns aos guerreiros que conseguem despertar e auxiliar nos interesse desses futuros profissionais
(TelmaF.de Moura Ignacio/10212080144)

Supervisor e orientador escolar

" O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas e criativas" . ( Jean Piaget)


Como a escola pode transformar a realidade em que está inserida?



Segundo Paulo Freire, educar é promover a capacidade de ler a realidade e de agir para transformar o sentido a vida cotidiana. Para isso, a educação não pode ignorar o contexto do educando, nem o conhecimento pode ser construído negando o saber dos alunos. Daí a importância da leitura do mundo. O diálogo é condição para o conhecimento. O ato de conhecer se dá em um processo social, e é o diálogo o mediador desse processo.  Construir princípios de convivência é construir condições para a formação da cidadania. Os princípios de convivência devem levar em conta que o lugar e o tempo de aprender não se separa do lugar e do tempo de ensinar. Onde e quando se aprende também se ensina. Os círculos de cultura trazem a prática de cada um, a sua vivência, a sua história, os saberes dos educandos permitem a reflexão sobre eles a ampliação do conhecimento. O papel do educador é dar sentido a essa construção.

T
Telma F. de Moura Ignacio/10212080144

Orientador Educacional



 
O trabalho do Orientador Educacional ao longo dos anos veio se transformando para atender as necessidades atuais da população escolar, compreendendo que o aluno de hoje não é mais como o de antes, se fez necessário mudanças quanto à prática do Orientador Educacional de uma tendência tradicional, que tinha como função ajustar o aluno à família e a sociedade.
 (Telma F. de Moura Ignacio/10212080144)