domingo, 28 de abril de 2013

Supervisor e orientador escolar

" O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas e criativas" . ( Jean Piaget)


Como a escola pode transformar a realidade em que está inserida?



Segundo Paulo Freire, educar é promover a capacidade de ler a realidade e de agir para transformar o sentido a vida cotidiana. Para isso, a educação não pode ignorar o contexto do educando, nem o conhecimento pode ser construído negando o saber dos alunos. Daí a importância da leitura do mundo. O diálogo é condição para o conhecimento. O ato de conhecer se dá em um processo social, e é o diálogo o mediador desse processo.  Construir princípios de convivência é construir condições para a formação da cidadania. Os princípios de convivência devem levar em conta que o lugar e o tempo de aprender não se separa do lugar e do tempo de ensinar. Onde e quando se aprende também se ensina. Os círculos de cultura trazem a prática de cada um, a sua vivência, a sua história, os saberes dos educandos permitem a reflexão sobre eles a ampliação do conhecimento. O papel do educador é dar sentido a essa construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário