sábado, 27 de abril de 2013

O Orientador Educacional e o Pedagógico

O Orientador Educacional é um dos funcionários da gestão de uma escola. Ele atua diretamente com os alunos, fazendo uma ponte entre eles e a educação, ajudando-os a desenvolver seu lado pessoal, em parceria com o professor e os pais. Ele é quem ajuda na construção da proposta pedagógica da instituição, além de dialogar com os pais e professores, tendo ciência de fatos específicos dos alunos e auxiliando-os nas questões que envolvem escolhas pessoais; seu compromisso é com a formação permanente de valores, ações, sentimentos, etc. dos estudantes, entendendo que o desenvolvimento global deles é importante e, para isso, seu trabalho é contínuo.
Em busca do efetivo trabalho educacional, para cada separação de anos de escolaridade - Jardim de Infância ao 5º ano e 6º ano ao Ensino Médio - o OE, como também é conhecido o Orientador Educacional, tem objetivos determinados a cumprir . Isto significa que ele cumpre seu papel escolar de formas distintas, dentro do que lhe é devido, pois entende que cada ano escolar é constituído por alunos dentro da mesma faixa-etária e com características próprias. Além de facilitar sua ações preventivas, também alcança os objetivos definidos.
Já o Orientador Pedagógico, OP, um dos gestores da escola - equipe técnica-administrativa -, é responsável pela construção e divulgação da proposta pedagógica da escola, mantendo uma relação de troca e parceria com a direção da escola. Seus objetivos pedagógicos são muitos, dentre eles: avaliar as propostas de ensino-aprendizagem, objetivando a melhoria da prática docente, promover a integração do corpo docente da escola, assim como promover seu crescimento e aperfeiçoamento, etc. Esse profissional, portanto, é responsável pela parte pedagógica da escola, no geral, lidando diretamente com os professores.


Isadora Luxidi Duarte Ramos - 11112080047 - Belford-Roxo


Nenhum comentário:

Postar um comentário