quinta-feira, 2 de maio de 2013

Função do Orientador Educacional

 
Orientador Educacional


O orientador educacional faz parte da equipe de gestores de uma instituição escolar. Ele é responsável por trabalhar com os educandos. Segundo Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o orientador educacional “não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando”.

O orientador educacional tem como objeto de trabalho o aluno, buscando atender a todos, ajudando os alunos em seu crescimento e desenvolvimento pessoal bem como incorporando na prática pedagógica, assuntos atuais e de interesse dos alunos. O orientador trabalha em parceria com os professores, estando ao seu lado bem como auxilia os professores na compreensão do comportamento dos alunos e na adequação de sua postura em relação a seus alunos. Trabalha com os demais segmentos da comunidade escolar, objetivando que a escola constitua-se como um lugar ético, de valores e de reflexões.

 Na escola, promove a organização e a implantação da proposta pedagógica e com a comunidade, visa integrar a família na escola, promovendo trabalhos que aproximem o universo familiar do aluno com os saberes transmitidos pela escola. Promove espaços para o diálogo, onde os responsáveis também são ouvidos, visando oferecer uma aprendizagem real e significativa para os educandos.  

Segundo Grinspun (1994, p.13), “a orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os 'alunos com problemas”. Isso revela que a orientação educacional deve promover a construção de alunos mais críticos, questionadores de sua realidade assim como conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos.

O orientador educacional também é responsável por mediar conflitos escolares, buscar a prevenção de situações que ocasionem dificuldades e desafios, assim como é responsável por auxiliar o corpo docente em seus desafios de aprendizagem escolar, cabendo ao orientador educacional à construção de um espaço de cooperação e de troca de vivências e experiências.

 


 
 


Referências Bibliográficas
 
Aluna: Kelen Torres de Sousa
Matrícula: 10212080120





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