quinta-feira, 2 de maio de 2013

Qual é o papel do Supervisor Escolar?


Atuações do Supervisor Escolar
 
A escola, atualmente, é vista como um espaço de aprendizagem não apenas de saberes e conteúdos regidos por programas curriculares, que são transmitidos para os alunos, mas também visa à preparação do aluno como cidadão de direitos e deveres, como ser capacitado para questionar a realidade da qual faz parte.
O supervisor escolar tem a função de orientar os professores, buscando desafiá-los, questioná-los e motivá-los, promovendo o desejo dos mesmos em engajarem-se na prática docente. É responsável por dar apoio e suporte bem como desenvolver uma parceria com os docentes, sendo também capacitado a orientador o trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes da escola.
Para Medina (1997), “o trabalho do supervisor, centrado na ação do professor não pode ser confundido como assessoria ou consultoria, por ser um trabalho que requer envolvimento e comprometimento”. Pode-se perceber que o supervisor escolar é responsável pela orientação do trabalho do professor, tendo como objeto de trabalho o resultado da produção do professor, que é a aprendizagem do aluno (Figura 1). Cabe ao supervisor, à integração entre todos os segmentos da comunidade escolar, sendo responsável pela interação entre a teoria e a prática.
Segundo Vasconcellos (2006, p.86) “ser supervisor não é fiscal de professor”. Isso revela que o supervisor não é mais visto como profissional que controla e avalia o trabalho do professor, mas é um profissional que interage com o docente, visando à construção conjunta de uma prática que promova a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim, é problematizador da prática docente, trazendo contribuições para o trabalho do professor ao possibilitar que o professor assuma novas posturas e adquira novos pensamentos.
Segundo Kimball Wiles (1997, p.22), “Os supervisores são mediadores. Ajudam a estabelecer a comunicação”. É um profissional que busca a participação de todos nos momentos de planejamento e decisões, que promove oportunidades de diálogo e expressão de ideias, opiniões e vivências. É um profissional apto e capacitado para buscar soluções para o desafio da prática docente diária, os desafios enfrentados pela escola.  
 

 
Referências Bibliográficas:
 
OLIVEIRA, Elizabete Gaspar de. A função do pedagogo como supervisor escolar.
LACERDA, Emily Pereira; LIMA, Walderlene Sousa. SUPERVISÃO ESCOLAR: perspectivas de ação face ao processo de avaliação da aprendizagem.
 
Aluna: Kelen Torres de Sousa
Matrícula: 10212080120
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário